Aperfeiçoando a Aprendizagem

Atualmente existem vários estudos na área da pedagogia acerca do que diz respeito aos métodos utilizados durante a aprendizagem. Vem se buscando cada vez mais aperfeiçoar a forma de aprender, de maneira que o estudante consiga fixar o conteúdo de forma ágil e eficiente, e é visando esse objetivo que o Guia do Estudante da revista Abril publicou uma matéria abordando esse assunto. Foram entrevistados especialistas da área e são citados importantes hábitos para aumentar a concentração e o rendimento na hora de estudar. Acesse:

13 Dicas para se concentrar nos estudos!

Outra importante referência na área é o professor Pierluigi Piazzi, especialista em Neurociência da Aprendizagem. Faleceu em 2015 mas deixou suas obras como a Coleção NeuroAprendizagem que conta com os livros Aprendendo Inteligência, Ensinando Inteligência, Estimulando Inteligência e Inteligência em Concursos. O site Estudar e Aprender fez uma homenagem ao professor publicando um artigo descrevendo alguns dos seus mais importantes ensinamentos. Veja no link abaixo:

Aprendendo Inteligência: 7 ensinamentos do Prof. Pier!

Um blog presente no site do guia do estudante da revista Abril fez uma matéria a respeito da técnica pomodoro, bem conhecida e utilizada por estudantes para melhorar o rendimento durante a aprendizagem. A técnica consiste na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos tendem a ser mais produtivos, ou seja, deve-se intensificar o trabalho durante determinado intervalo de tempo, parar por alguns minutos e retomar essa atividade após isso, formando assim ciclos de trabalho intercalados com pequenos intervalos de descanso.

Geralmente são 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso, sendo este ciclo repetido por quatro vezes. Após isso, o tempo de descanso é 30 minutos. E então a atividade deve ser retomada e os 4 ciclos repetidos novamente com intervalos de 5 minutos.

Porém, cada pessoa tem seu ritmo, e é recomendável que essa técnica seja adaptada a cada tipo de estudante e tarefa. Por exemplo, caso a atividade seja muito exaustiva, pode-se aumentar o tempo de descanso de 5 minutos para 10 minutos. Para saber mais informações sobre como a técnica surgiu, curiosidades sobre ela e algumas observações acesse a matéria abaixo:

Veja como aumentar sua produtividade com a técnica Pomodoro.

A consultora em concursos públicos Lia Salgado, conhecida por ser autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos” publicou uma matéria no site G1 da Globo dando dicas de como aumentar o foco e a produtividade com a utilização de métodos já consagrados como Pomodoro, o método GTD (Get Things Done) e o Don’t Break The Chain. Além disso, a matéria conta detalhes de alguns passos necessários para evitar o desvio de atenção na hora de estudar,como se manter na direção correta e ainda como evitar algumas armadilhas. Acesse a máteria abaixo:

Conheça métodos consagrados para aumentar o foco e produtividade.