Projetos

Abaixo são listados alguns projetos de Extensão desenvolvidos no DECSI:

Projetos Finalizados

Continuidade do desenvolvimento local sob o prisma das TICs: aliança entre economia solidária e capacitação digital

O projeto visa promover o desenvolvimento local na cidade de João Monlevade por meio da consolidação das atividades socioeconômicas sustentadas pela capacitação digital de empreendimentos solidários. Para tanto, propõe utilizar os dados de perfis de empreendimentos locais, formados por associações e cooperativas, para realização de cursos, palestras, workshop e feira. Além disso, pretende realizar capacitações baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para os alunos das escolas do ensino médio da rede de ensino de João Monlevade e para os empreendimentos assistidos.

Coordenador: Alexandre Magno de Sousa.

Ação Vinculada: Desenvolvimento de um Sistema Computacional de Controle para o Cursinho "Construindo o Futuro: Rumo à Universidade"

O projeto tem como objetivo atender os alunos e professores do cursinho pré-vestibular gratuito “Construindo o Futuro: Rumo à Universidade” que ocorre no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). O cursinho atende semestralmente 40 alunos carentes de João Monlevade e região. Pretende-se no projeto continuar e finalizar o desenvolvimento do sistema que possibilita melhorar o desempenho desses alunos no ENEM e em outros processos seletivos e aperfeiçoar os processos administrativos do mesmo.

Coordenador: Matheus Ferreira Satler.

INCOP: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFOP - Desenvolvimento local por meio do fortalecimento de atividades socioeconômicas: políticas e instrumentos de ação

O projeto visa promover o desenvolvimento local na cidade de João Monlevade por meio da consolidação das atividades socioeconômicas de empreendimentos solidários. Para isso, pretende utilizar os dados de perfis de empreendimentos locais, formados por associações e cooperativas, para realização de palestras, workshop e feiras. Também pretende utilizar o Portal Solidário (site Web) para promover produtos e serviços com o objetivo expandir as fronteiras de mercado. Além disso, buscará parcerias com os meios de comunicação tradicionais para envolver toda a comunidade local. Este projeto se mantém em atividade através de outros professores.

Coordenador: Alexandre Magno de Sousa.

Projetos em Andamento

Jogando contra a dengue

No Brasil, a dengue é um grande desafio para a saúde pública. Transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, ela é um problema complexo, que envolve diversos atores (vírus, vetor, humanos), fatores (climáticos, sócio-ambientais) e processos (dinâmica de ciclo de vida e de transmissão). Acreditamos que a conscientização sócio-ambiental é a melhor estratégia para enfrentar o problema. O projeto tem como objetivo conceber e projetar um jogo educativo para dispositivos móveis, com o intuito de conscientisar as pessoas sobre a dinâmica do vetor e de transmissão da dengue.

Coordenadores: Tiago França Melo de Lima, Igor Muzetti Pereira, Thiago Luange Gomes.

Data de Ínicio: 01/03/2016

Data de Término: 31/12/2017

Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus - Jogando contra a dengue em Realidade Virtual

Data de Ínicio: 01/05/2017

Data de Término: 31/12/2017

Coordenador: Tiago França Melo de Lima.

Musical Instructor

O Musical Instructor tem como objetivo apoiar o ensino-aprendizagem de conceitos básicos sobre música e teoria musical, tais como ritmo, notas musicais, escala e partitura.

Data de Ínicio: 01/04/2017

Data de Término: 31/12/2017

Coordenador: Tiago Luange Gomes.