Áreas e temas de interesse dos professores

Nesta página, apresentamos, por ordem alfabética, alguns professores vinculados ao curso de Engenharia de Computação, suas respectivas áreas de atuação e temas de interesse de trabalho, que podem ser úteis aos alunos do curso que procuram um professor orientador para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Se você é professor lotado no Icea e quer divulgar suas informações, envie um e-mail para coec@ufop.edu.br contendo:

- Seu nome completo;
- Seu departamento de lotação;
- Seu e-mail preferencial de contato; e
- Uma breve descrição da área de atuação e/ou possíveis temas de TCC (um parágrafo no máximo).

TODOS os professores do Icea (Decsi, Deenp, Decea e Deelt), efetivos ou substitutos, podem orientar TCCs de alunos de Engenharia de Computação, respeitando o disposto na Resolução Coec nº 26, disponível em < https://decsi.ufop.br/coec >, parte inferior da página, seção "Documentos".

Professor Alexandre Magno de Sousa
Departamento de Computação e Sistemas - DECSI
Contato: alexandre.sousa@ufop.edu.br
Área de atuação em Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais:

• Análise e avaliação de redes (local e sem fio), sistemas operacionais, sistemas distribuídos e paralelos, arquitetura de sistemas (desktop, Web e mobile).
  • Planejamento da capacidade de sistemas computacionais (desktop, Web e Mobile).
  • Redimensionamento de sistemas de servidores e clientes.
  • Identificação de gargalo de sistemas.
  • Aplicação e uso de Benchmarks
  • Caracterização da carga de trabalho de sistemas (ex. redes, servidores)
  • Modelagem e caracterização do comportamento do usuário em redes sociais online, sistemas de servidores e redes
  • Análise quantitativa experimental (uso de métodos estatísticos, data science e machine learning para análise de resultados)

Professor Carlos Renato Pontes
Contato:  carlosrpontesf@ufop.edu.br
Área de atuação e/ou possíveis temas de TCC: Física teórica (Mecância Quântica - Teoria Quântica de Campos - Eletromagnetismo teórico)

Professor Eduardo da Silva Ribeiro
Departamento de Computação e Sistemas (Decsi)
  • Deep Learning
  • Visão Computacional

Professor Euler Horta Marinho
Departamento de Computação e Sistemas (DECSI)
Contato: euler@ufop.edu.br
Áreas de atuação: Engenharia de Software, Qualidade de Software, Métricas de Software e Teste de Software

Professor Felipo Bacani
Contato:  fbacani@ufop.edu.br
Área de atuação e/ou possíveis temas de TCC: Análise numérica; Álgebra linear computacional.

Professor George Henrique Godim da Fonseca
Contato: george@ufop.edu.br

• Desenvolvimento de aplicativos para Web e Mobile;
  • Algoritmos e otimização aplicados a problemas reais;

Professor Igor Muzetti Pereira
Contato: igormuzetti@ufop.edu.br

• Qualidade de Software
  • Arquitetura de Software
  • Manutenção e Evolução de Software
  • Engenharia de Software e Práticas para Sistemas de Internet das Coisas
  • DevOps
  • Processos de Desenvolvimento de Software (Métodos Ágeis e outros)
  • Gerência de Projetos de Software

Professor June Marques Fernandes
Departamento de Engenharia de Produção
Research topics:

- Lean Startup, Agile and Kanban (for Project Management or Business Model Generation)
- Service 4.0 solutions for Healthcare and  Lean Management System (or Lean practices)
- Industry 4.0 solutions and Lean Management System  (or Lean practices)
- Solutions using the concept of IoT applied in the context of Financial Education, Industrial Costs and Healthcare

Professor Rafael Frederico Alexandre
Contato: rfalexandre@ufop.edu.br
Área de atuação e/ou possíveis temas de TCC: Busco alunos para atuar no desenvolvimento de ferramentas voltadas para a solução do problema conhecido como School Bus Routing Problem (SBRP), mais especificamente em ambientes rurais. As ferramentas desenvolvidas têm como objetivo avaliar a aplicação de metaheurísticas a um problema de natureza real, que tem como objetivo realizar o transporte de alunos para as suas respectivas escolas utilizando uma frota de veículos heterogêneos. O objetivo é encontrar soluções com o menor custo e, ao mesmo tempo, garantindo que as restrições do problema sejam satisfeitas. Entre as restrições existentes, podemos citar: capacidade máxima dos veículos, tempo máximo de permanência do estudante no veículo e, também, a janela de tempo das escolas (horário de início ou fim das aulas). Esse problema é uma extensão do Problema de Roteamento de Veículos (PRV) que, por sua vez, pertence à classe de problemas NP-Difícil e para solucioná-lo, de maneira eficiente, a comunidade científica faz o uso de metaheurísticas. Portanto, os alunos que sejam dinâmicos e proativos, interessados em trabalhar com tecnologias - Banco de Dados Geográficos, APIs do Google, Algoritmos de Otimização e Frameworks Web - aplicadas a um problema real, encorajo a entrarem em contato.

Professor Ronan Silva Ferreira
Área de atuação e/ou possíveis temas de TCC:
Os temas são desenvolvidos dentro do Grupo de pesquisa-ICEA/UFOP/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/388831
Temas:
- Jogos evolucionários;
- Estrutura e dinâmica de redes complexas;
- Informação e computação quântica.

Professor Talles Henrique de Medeiros
Contato: talles@ufop.edu.br
Área de atuação e/ou possíveis temas de TCC: Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina, Ciência da Dados e Otimização Multi-objetivo. Aplicações em áreas de biomecânica e performance humana estão entre os atuais interesses de trabalhos de TCC